Blog

Blog da Brasil Stream



Últimos Artigos Publicados:



O Seu Repórter Esso – Fabuloso Sucesso do Programa de Rádio!

O programa Repórter Esso com certeza foi um dos programas de rádio de maior sucesso de todos os tempos no Brasil, sua primeira edição foi ao ar em 28 de agosto de 1941, transmitida pela Rádio Nacional no Rio de Janeiro, na qual, a pauta era em relação a cobertura da Segunda Guerra Mundial.

Era um programa de rádio jornalismo que seguia o padrão americano de notícias (Nos EUA foi onde o ele se iniciou, com o nome de Your Esso Reporter).

O nome do programa foi por causa de uma empresa americana de petróleo que era a maior patrocinadora chamada ESSO.

O modelo era diferente do jornalismo em Rádio existente na época no Brasil, pois até então, o costume da época era apenas em ler as notícias do jornal na rádio. Já neste modelo de programa, seguia o padrão de uma Agência Americana de notícias, e dava maior autonomia aos locutores e notícias ligadas a políticas, ideologia e outros assuntos da época.

Para quem acompanhou o Repórter Esso, era de praxe ouvir os seguintes bordões “Testemunha Ocular da História” e “O primeiro a dar as últimas”.

O programa ficou no ar por 27 anos, e em 31 de dezembro 1968 foi sua ultima transmissão. Onde o locutor Roberto Figueredo informou sobre o encerramento do programa.

O sucesso foi tão grande do programa que ele passou para a televisão, e ficou no ar pela TV Tupi durante 18 anos.

1 º de março de 1932 – Início da publicidade em Rádios no Brasil!

Há 87 anos atrás, ocorreu um grande marco na história de rádios no Brasil. Foi autorizado nessa época, vincular em rádios, anúncios de publicidade e propaganda, iniciando uma nova era comercial para as estações e ouvintes. Antes disto o conteúdo da rádio era focado para cultura e educação.
Este marco histórico ocorreu através do Decreto Lei nº 21.111, de 1º/março/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas.

Nele havia a autorização e regulamentação para a publicidade vinculadas nas emissoras de radiodifusão.

Silvio Santos no Rádio!

Neste dia resolvemos colocar a imagem de um dos maiores comunicadores do Brasil, o Senor Abravanel ou então Silvio Santos, que quando ainda jovem com 14 anos, trabalhando como camelô no Rio de Janeiro, chamou atenção de um fiscal, que observou o talento e capacidade do jovem e a voz impressionante.

O fiscal, indicou Silvio Santos para participar de um teste na Rádio Guanabara, foram 300 inscritos, e Silvio ficou em primeiro lugar.

Com isto iniciou seu trabalho de sucesso no meio artístico.

Fonte: Wikipédia

 

Padre Landell – Propulsor da Rádio no Brasil

Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre – RS e se tornou padre em Roma, no ano 1886, foi lá que se aprofundou nos estudos de teologia, física e química.

Ao retornar para o Brasil, conciliou sua vida sacerdotal com seus experimentos. Foi então que, no ano de 1892, (Quatro anos antes de Guglielmo Marconi, criar e registrar o sistema de telegrafia sem fio) que através de suas pesquisas ele conseguiu o primeiro transmissor sem fio de mensagens de voz. Porém com a falta de documentação necessária e registros não conseguiu se comprovar os experimentos realizados.

Padre Landell, aprimorou mais ainda seu experimento, e em 3 de junho de 1900, fez uma demonstração pública de sua invenção. Convidou ao local vários empresários, jornalistas, autoridades e também um cônsul britânico para testemunhar o acontecimento.

O experimento foi um sucesso, e jornal La Voz de España na edição Brasileira em 10 de dezembro de 1900, fez questão de parabenizar e informar sobre estes testes.

Em 1901, agora com documentos e testemunhas conseguiu sua primeira patente brasileira, confirmando seus experimentos de transmissões fonéticas a distância.
Nos EUA, em 1904 foi confirmada a Padre Landell, a patente pelo seu trabalho de telegrafia.

Tem muitos outros trabalhos e experimentos que ele realizou segundos os estudos, porém não tem documentos comprovatórios para levar o assunto a diante. Inclusive de transmissão de imagem sem fios (Hoje em dia sinal de televisão).

Uma Homenagem da Brasil Stream e seu pelo Rádio.

Quantas Rádios existem no Brasil?

Segundo o Ministério das Comunicações, o total de rádios AM é de 1.921, visto que este valor está caindo devido a transição de rádios AM para FM.

De rádios FM, o total é de 3.209, sendo mais de 500 no estado de São Paulo, que detém o maior número de rádios FM no país.

Já as Rádios Comunitárias somam um total de 4.641 rádios. O estado líder nesta categoria é Minas Gerais, com 749 rádios comunitárias.

Na somatória geral, o Brasil conta com mais de 9 mil emissoras licenciadas a executar o serviço de radiodifusão.

Quando Surgiu a Primeira Emissora de Rádio no Brasil?

No Brasil, a primeira emissora de rádio foi fundada no ano de 1923.  O propulsor foi o Sr. Edgard Roquette-Pinto.

 

Foto: Sr. Edgar Roquete - PInto - O Pai do Rádio no Brasil

Foto: Sr. Edgar Roquette-Pinto – O Pai do Rádio no Brasil.
Fonte: Rádio 94FM – RJ

Continue reading “Quando Surgiu a Primeira Emissora de Rádio no Brasil?” »

Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Sua Rádio 100% Digital: