De onde surgiu a vinheta de rádio?





O início.



A vinheta, como conhecemos hoje, teve diversas alterações através do tempo. Desde a antiguidade, quando era usada em escudos e brasões, até os dias atuais, a vinheta tem o papel de destacar o que está sendo mostrado.

Ela começou a ser usada na Idade Média como alegoria gráfica que representava mensagens ou palavras chaves. O termo se adapta aos meios em que está, sempre cumprindo sua função básica que é a de destacar.

Vinheta nas Telecomunicações.



Com o surgimento das telecomunicações, e com a vinheta sendo utilizada no meio eletrônico, a vinheta sofreu alterações e adquiriu funções. Nesse novo meio a vinheta ganhou, diferente das artes gráficas, o poder de marcar limites de programação e intervalos comerciais.

Na rádio a vinheta tem a função de marcar a entrada ou saída de um programa, para reforçar uma marca de algum anunciante ou nome da própria estação. Feita de frases curtas, ela chama a atenção do ouvinte sobre o que ele está prestes a ouvir. Uma vinheta fácil de lembrar, e que combine com o programa tem o poder de lembrar o público de que determinado programa/anúncio vai entrar no ar.

 

Mate sua Saudade:



Se você conheceu, ou quer conhecer, encontramos no Youtube os melhores vinhetas de Rádio que circulavam em todo o Brasil na época de Ouro do Rádio.


   


Fonte: Wikipedia.


Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR   pelo Rádio.


Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Sua Rádio 100% Digital: