Nicolau Tuma – Pioneiro no rádio em narração de um jogo completo de futebol



Nicolau Tuma

 


O pioneiro em transmissões esportivas de futebol no rádio… É impossível falar sobre os melhores radialistas do Brasil e não lembrar de Nicolau Tuma.

O "Speaker Metralhadora", um dos locutores mais rápidos para narração de todos os tempos!



Sua Origem



Aos 18 anos, ele venceu um concurso para ser locutor na Rádio Educadora Paulista, no ano de 1929, e dois anos depois em 1931. Marcou época, narrando integralmente um jogo de futebol.

O curioso era que não existiam números nas camisetas dos jogadores, e por isso, o próprio Tuma visitava o vestiário antes do início da partida, para decorar características de cada atleta.

   

“Esse Nicolau Tuma não é gente. É uma metralhadora, fala mais depressa que o jogo.”



    Essa frase foi dita pelo comentarista Barbosa Filho, e marcou a carreira de Tuma para sempre!

 

Porque do seu Apelido - "Speaker Metralhadora"



Tuma teve um apelido digno de sua peculiar característica, uma vez que era capaz de alcançar 250 palavras por minuto, de ''Speaker Metralhadora'', que era uma junção do nome Speaker (nome pelo qual os locutores foram chamados) e sua incrível capacidade de emitir palavras rapidamente.

Um marco importante na carreira de Tuma, foi no ano de 1943, quando um dos fundadores da Associação Brasileira de Rádio, ao ir no estatuto da entidade, adicionou o termo “radialista”, que segundo ele vinha da soma das palavras “rádio” e “idealista”. Após a época que trabalhou no rádio, se dedicou a política, se elegendo vereador, deputado estadual e depois deputado federal. Teve importante atuação na elaboração do Código Nacional de Trânsito e Código Brasileiro de Telecomunicações.

Uma frase muito marcante de Tuma foi:

 

"O microfone muitas vezes é mais poderoso que a bomba atômica, pois os bens materiais que a bomba destrói, o homem reconstrói. Já uma notícia sem apuração e mau divulgada tem danos irreparáveis. Protejam a notícia".



 

Mate sua Saudade:



 

Se você conheceu, ou quer conhecer, encontramos no Youtube uma entrevista de Nicolau Tuma, cedida a Rádio Jovem Pan para o narrador Milton Neves:

 

 

 

  Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR pelo Rádio.

Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Sua Rádio 100% Digital:







Compartilhe isso: