Padre Landell – Propulsor da Rádio no Brasil



Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre – RS e se tornou padre em Roma, no ano 1886, foi lá que se aprofundou nos estudos de teologia, física e química.

 

Ao retornar para o Brasil, conciliou sua vida sacerdotal com seus experimentos. Foi então que, no ano de 1892, (Quatro anos antes de Guglielmo Marconi, criar e registrar o sistema de telegrafia sem fio) que através de suas pesquisas ele conseguiu o primeiro transmissor sem fio de mensagens de voz. Porém com a falta de documentação necessária e registros não conseguiu se comprovar os experimentos realizados.

Seus Experimentos



Padre Landell, aprimorou mais ainda seu experimento, e em 3 de junho de 1900, fez uma demonstração pública de sua invenção. Convidou ao local vários empresários, jornalistas, autoridades e também um cônsul britânico para testemunhar o acontecimento.

O experimento foi um sucesso, e jornal La Voz de España na edição Brasileira em 10 de dezembro de 1900, fez questão de parabenizar e informar sobre estes testes.

Em 1901, agora com documentos e testemunhas conseguiu sua primeira patente brasileira, confirmando seus experimentos de transmissões fonéticas a distância.

Nos EUA, em 1904 foi confirmada a Padre Landell, a patente pelo seu trabalho de telegrafia.

Tem muitos outros trabalhos e experimentos que ele realizou segundos os estudos, porém não tem documentos comprovatórios para levar o assunto a diante. Inclusive de transmissão de imagem sem fios (Hoje em dia sinal de televisão).


Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR  pelo Rádio.


Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Sua Rádio 100% Digital: