Quando as transmissões de futebol pelo rádio começaram?





A Primeira Transmissão.



A primeira partida de futebol foi transmitida via rádio na data de 20 de fevereiro de 1932, na cidade de São Paulo, fazendo surgir uma nova era para o rádio, e uma nova modalidade, das Transmissões Esportivas.

O locutor que fez esta primeira narração foi Nicolau Tuma, que era conhecido na época como “speaker metralhadora”, pois sua locução era propositalmente rápida e ligeira. Com isto lance a lance era repassado para todos os ouvintes de forma rápida.

No início todos os ouvintes gostaram, porém, os dirigentes não. Com receio dos torcedores abandonarem os estádios, por isto proibiram as transmissões ao vivo. E foi retornar somente em 1936, com corridas de cavalos, que foi um sucesso de audiência, e então expandiu aceleradamente.

A Copa da Mundo de 1938.



Um fato marcante da época, foi no ano 1938, que ocorreu a primeira transmissão esportiva em cadeia nacional, todos ouvindo a Copa do Mundo de Futebol, que estava sendo sediada na França. Quem teve a honra de ministrar foi o locutor Leonardo Gagliano (trabalhava na época na Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro) que foi com sua equipe até a Europa para realizar a locução.

Outra curiosidade era quando os locutores estavam nos estádios narrando a partida, o barulho da torcida afetava o som, principalmente no momento em que havia gol, todos gritavam e o ouvinte não conseguia entender. Com isso, o grande radialista Ari Barroso, teve uma ideia: Tocar uma gaita toda vez que faziam gol, e assim, foi resolvido este problema do som ambiente.  

Mate sua Saudade:



Se você conheceu, ou quer conhecer, encontramos no Youtube os melhores vinhetas de Rádio que circulavam em todo o Brasil na época de Ouro do Rádio.

 

A Gaita de Ari Barroso:





Fonte: Wikipedia.


Uma Homenagem da Brasil Stream e seu AMOR   pelo Rádio.


Buscar Conteúdo:

Receba Novidades:

Cadastre-se e receba nossas novidades sobre Inovação, Internet, Marketing, Gestão e muito mais:

Sua Rádio 100% Digital: