O que é Delay no Streaming Ao Vivo? Atraso no Streaming

Delay – Atraso no Streaming ao Vivo

Delay é o termo técnico usado para calcular o tempo de processamento dos equipamentos de captura de áudio/vídeo até o até o ouvinte. Esse processamento e o envio dos dados geram atrasos de segundos que são denominados: Delay ou atraso de transmissão.

Um dos maiores problemas de delay no streaming  ocorre porque o servidor que esta transmitindo não está no Brasil ou sua conexão apresenta uma latência muito alta para o servidor final.

Este fator geográfico (servidores fora do Brasil) gera uma aumento considerável no atraso de sua transmissão.

Os dados que irão sair do computador na sua rádio/tv e ir pelo cabo submarino até chegar no servidor internacional e depois voltar gera um atraso pela própria distância, ao contrário dos Servidores no Brasil que estão muito mais perto do seu ouvinte.

já a Brasil Stream oferece o serviço de Streaming com servidores no Brasil.

Outro tipo Delay no Streaming  também, pode ocorrer com o processamento do áudio/vídeo, passando pelo computador/mesa de corte, roteadores, etc também gera um atraso devido ao processamento interno de cada equipamento.

Codec/Tecnologias de transmissão

Cada tipo de Codec ou Tecnologias de transmissão tem um atraso diferente devido a sua Engenharia. O que é Streaming de Áudio? Tipos e Formatos

Upload

Outro problema é o upload da conexão que esta enviando, ele deve ser maior que o bitrate (qualidade) enviado.

Infográfico:

infográfico: o que é o upload

Faça um diagnostico do Upload de sua Internet

Disponibilizamos esse passo a passo para você medir sua velocidade de internet: Como verificar a velocidade de minha Conexão de Internet.

Conexão do Ouvinte/Telespectador

Outro grande problema é a conexão do usuário, oscilações na conexão do mesmo pode gerar grandes atrasos e também ter um ping muito alto para o servidor que esta transmitindo, entenda o que é latência em redes.

Player

Quando o ouvinte tenta ouvir no site ou algum programa para escutar também gera um atraso. O simples processo de receber e processar do computador.

Vídeo: uma transmissão com menor Delay

Apenas por curiosidade, encontramos este vídeo no Youtube, retrata muito bem uma transmissão de baixo delay: